Rampa da Calçada ao Prédio

Veja como desenhar uma rampa da calçada (inclinada) ao prédio.

Rampa com início inclinado e fim horizontal

Este tipo de rampa inicia na linha da calçada, geralmente inclinada, e termina na linha do prédio que é horizontal. O comando de laje ou rampa não permite desenhar diretamente este objeto porque não é um objeto plano. Seria como pegar uma folha de papel e girar as arestas opostas. Então criamos com comandos do AutoCAD e depois convertemos em volume. Veja o seguinte exemplo:

Na imagem acima a linha 1-3 define a calçada inclinada onde a rampa inicia e as linhas 1-2 e 3-4 são as laterais da rampa.

  1. Na viewport em 3D, crie uma linha (LINE) em 3D para cada lateral da rampa, saindo da calçada e chegando no prédio, conforme os pontos 1-2 e 3-4.
  2. Não esqueça também de desabilitar o comando OFF2D, senão as linhas não aparecerão em 3D.
  3. Use o comando _RULESURF (isto mesmo, digitado com o ‘_’ antes porque o comando está em inglês) e selecione as duas linhas, uma de cada vez, apontando-as pelas pontas próximas conforme os pontos A e B. Será gerada uma Mesh.
  4. Selecione o objeto e abra o menu de contexto com o botão direito do mouse. Selecione Convert Mesh, to Faceted Surface. Ou digite _CONVTOSURFACE e selecione o objeto. Este comando converte a Mesh em uma Surface.
  5. Para adicionar espessura, acione o comando _THICKEN e selecione o objeto. Informe a espessura, que pode ser positiva (para cima) ou negativa (para baixo). O objeto será convertido em sólido.
  6. Agora selecione o sólido e abra o menu de contexto. Selecione Converter em Volume. Este comando do Active3D converte o sólidoem um Volume do Active3D e passará a aparecer nas Vistas 2D. Escolha o estilo Concreto, por exemplo e confirme as opções restantes.

O novo objeto é um Volume do tipo estático. Sua forma não depende de parâmetros, mas assim mesmo podemos mover e girar o objeto. Selecionando o objeto em 3D pode-se definir as opções de visualização em Planta e Corte.

Note que em planta e corte, serão geradas linhas para cada mudança de ângulo na superfície do objeto, pois não é um objeto plano e sim formado por diversas faces triangulares. Se não desejar visualizar estas linhas pode-se desligar a visualização do objeto em 2D.