Vídeo de apresentação dos 3 tipos de Referências

Referências

A imagem ao lado mostra as repetições de pavimento tipo na Palheta de Referências do Navegador do Active3D.

As Referências são cópias de objetos do projeto ou inserções de projetos externos. Estes novos objetos aparecem em 3D e 2D, assim como os objetos originais.

As Referências conferem velocidade e facilidade de trabalho, pois são atualizadas sempre que os objetos originais são alterados.

Solicite cotação

Recurso do Active3D versão 6

Solicite cotação de nova licença ou Upgrade, sem compromisso. Nós faremos contato em breve.
Solicite cotação
Veja Playlist

Aprenda estes novos recursos

Assista os vídeos da nossa Playlist com os recursos da versão 6.
Veja Playlist

As referências podem ser de 3 tipos: De Objetos, De Pavimento e de dwg Externos.

A imagem mostra uma Referência Externa e suas propriedades. Note que aparece uma nova propriedade, a Fonte; nome do arquivo externo referenciado.

Referências de Objetos
10 min

Use o menu de contexto da Palheta de Referências, para criar uma nova Referência Interna. A seguir selecione objetos em 3D e defina o deslocamento. Os objetos serão repetidos em 3D e 2D.

Quando desejar, selecione a Referência em 3D na tela e vá no menu de contexto para adicionar objetos ou remover objetos. Também pode mover, copiar ou alterar as propriedades, como o modo de Visualizar.

O modo Congelado – desliga totalmente em 3D e 2D.

O Modo rápido – repete o desenho 2D sem considerar os outros objetos. A representação não é perfeita, mas é extremamente rápido para trabalhar.

O Modo completo – gera o 2D com perfeição, mas deve ser usado preferencialmente para pequenos ajustes, impressão ou geração de IFC ou Vínculo com Sketchup. Neste modo, desligar a Referência no Navegador desliga somente o modelo 3D.

Referências de Pavimentos
12 min

Use o comando de Pavimentos para criar as repetições de pavimentos com Referências. Todos os objetos do pavimento serão repetidos em 3D e 2D. Os novos objetos também, automaticamente.

Você pode selecionar a Referência em 3D na tela ou no Navegador para mover, copiar ou alterar as propriedades, como o modo de Visualizar.

O modo Congelado – desliga totalmente em 3D e 2D.

O Modo rápido – repete o desenho 2D sem considerar os outros objetos. A representação não é perfeita, mas é extremamente rápido para trabalhar.

O Modo completo – gera o 2D com perfeição, mas deve ser usado preferencialmente para pequenos ajustes, impressão ou geração de IFC ou Vínculo com Sketchup. Neste modo, desligar a Referência no Navegador desliga somente o modelo 3D.

Referências Externas
12 min

Use o menu de contexto da Palheta de Referências para criar uma nova Referência Externa. A seguir escolha um arquivo feito com Active3D e defina o deslocamento. Todos objetos 3D do Active3D existentes no arquivo externo serão repetidos em 3D e 2D no projeto atual.

Como Usar

A Referência Externa, permite que o projeto seja dividido em módulos e cada módulo editado por um projetista diferente. Cada módulo pode ter a sua respectiva documentação com Vistas 2D e detalhamentos, pois estes objetos não são inseridos com a Referência Externa.

Um exemplo é a divisão por pavimentos. O projetista do Tipo pode inserir o Térreo e a Cobertura, para desenvolver o projeto com o entorno. Assim, o projetista do Térreo pode inserir o Tipo para ver melhor as relações entre eles. Outro arquivo pode conter cortes e elevações gerais inserindo todas referências.

Outro exemplo é projeto pré-moldado, onde cada peça é um arquivo completo em 3D e detalhamento. O mesmo arquivo é inserido várias vezes no projeto total. Quando mudar a peça, muda todas as referências.

Como Modificar

Você pode selecionar a Referência em 3D na tela e ir no menu de contexto para mover, copiar ou alterar as propriedades, como o modo de Visualizar.

O modo Congelado – descarrega o projeto externo e remove-o totalmente em 3D e 2D.

O Modo completo – carrega o projeto externo e mostra em 3D e 2D. Não existe o modo rápido para Referência Externa.

As opções do menu de contexto permitem:

Localizar dwg Externo – quando o arquivo muda de pasta e precisa ser encontrado.

Recarregar dwg Externo – carrega novamente o projeto externo, quando há alterações feitas por outros projetistas, desde a última vez que foi carregado.

Descarregar dwg Externo – remove os objetos do projeto externo do seu projeto atual, mas mantém a referências para ser recarregada quando desejar.