Active3D – Histórico de alterações

Versão 5.8.3 – 06/08/2021  
Download

  • O Licenciador permite enviar o Código de Terminação novamente caso não tenha sido enviado quando foi terminada a licença.
  • O programa da download dos blocos foi modificado para usar conexão segura (https).
  • Alguns objetos em 2D continuavam sem aparecer em 3D mesmo com o comando OFF2D desabilitado. Isto foi corrigido.

Versão 5.8.2 – 07/07/2021

  • A atualização do conteúdo das tabelas deve ser feito manualmente teclando F5 com o cursor dentro da tabela. Antes era automático em determinadas situações, porém tornava o cálculo lento.
  • Ainda nas tabelas, nos objetos do tipo Volume Estático com mais de 100 faces é realizado um cálculo simplificado das áreas para evitar lentidão gerando informações desnecessárias.
  • A tecla Esc desmarca os objetos na tela que foram marcados através de seleção no Navegador. A diferença é que agora não é preciso que o cursor esteja dentro da janela do Navegador.
  • A inicialização do Active3D abre o navegador com uma página da GBCAD sobre atualizações, dicas e novidades. Mas isto não ocorre toda vez que abrir o Active3D, somente a cada 5 dias.

Versão 5.8.1 – 17/06/2021

  • Licença Online: Este novo modo de licenciamento obtém a licença via Internet quando inicia o Active3D e termina a licença quando fecha o Active3D. Assim poderá ser usada em outro computador sem precisar terminar a licença manualmente. Necessita de conexão com a Internet durante o uso.
  • Licença Temporária: Este outro modo de licenciamento obtém a licença via Internet por um período de algumas horas até 7 dias. Após este período a licença poderá ser utilizada em outro computador sem precisar terminar a licença anterior.
  • Clique aqui e saiba mais.

Versão 5.8.0 – 03/05/2021

  • Correção na geração de IFC de blocos com 3dFaces.
  • Correções nas cópias de tabelas feitas com o navegador e entre projetos com o Gerenciador de Estilos.
  • Correções em undo (desfazer) após edição de Volume do tipo Estático.
  • Compatível com AutoCAD 2022.
  • Os itens no Navegador agora aparecem recolhidos por padrão.
  • Comando SetupRender resolve problema de fundo de viewport que solicitava recover ao abrir o mesmo arquivo novamente.
  • Salvar explodido ignora objetos invisíveis desligados através do Navegador ou dentro das Vistas 2D.

Versão 5.7.7 – 04/03/2021

  • Ao modificar a propriedade Escala em X dos pilares não altera mais a Escala em Y.
  • Comando de criação de revestimento não mostrava como padrão o último modo de conectar em paredes. Corrigido.
  • no AutoCAD, o comando Troca Viewports poderia causar erro fatal quando o projeto usa o objeto Referências do Active3D. Corrigido.
  • O Arranjo agora pode usar o objeto Referência do Active3D e copiá-lo como qualquer objeto do AutoCAD. Quando o arranjo estiver definido, pode-se opcionalmente selecionar as referências e trocar para o modo Completo.

Versão 5.7.6 – 26/02/2021

  • Corrigida a geração dos objetos em 2D quando o mesmo pavimento é usado em várias Vistas 2D de planta com tamanhos diferentes. Problema introduzido na versão 5.7.5.
  • BricsCAD: Antes de gerar arquivos no formato FBX, será preciso alterar uma informação nos materiais do Active3D. Para isto, use o novo comando CHECKMATS uma única vez por arquivo. Após salvar não será preciso modificar novamente.

Versão 5.7.5 – 16/02/2021

  • Os novos componentes de esquadrias criados a partir de alterações no estilo de esquadria agora ficam com o estilo de componente correto. É o caso de montante novo que surge após uma divisão, que agora fica com o material correto.
  • Foi resolvida uma condição que apagava a representação em 2D de alguns objetos ao salvar o arquivo.
  • Corrigida a modelagem de corrimão em escada em U quando existe um espaço entre os vãos.
  • Melhorias no controle da posição de Vistas 2D na cópia e edição com grips, evitando que fiquem sobrepostas.
  • BricsCAD V21: O UNDO/Desfazer/Ctrl+Z estava retornando até o ponto onde
    foi alterada alguma propriedade dos objetos do Active3D. Isto só acontecia no BricsCAD V21 e foi resolvido nesta atualização.
  • BricsCAD: Ao mover os grips de um objeto poligonal do Active3D (Piso, Laje, Telha, Telhado…) que possui pelo menos uma aresta em arco, eram criados novos segmentos em reta nos extremos do arco. Era um bug geométrico que foi resolvido.
  • O UCS dinâmico agora fica desligado durante o comando COTAS para não ser alterado ao passar o mouse sobre um objeto em 3D.

Versão 5.7.4 – 26/01/2021

  • O comando MIRROR ou ESPELHAR agora ajusta o sentido das curvas de objetos poligonais, evitando problemas em telhados espelhados, por exemplo.
  • Vigas Conectadas: As vigas podem ser criadas conectando em objetos poligonais do Active3D como as lajes ou perfilados. Nestes casos o comando pede que informe um ponto próximo de uma das arestas do objeto base, e a viga é conectada nesta aresta. Para mover a viga para outra a aresta use o grip do meio da viga. Os grips das pontas encurtam ou prolongam a viga, mantendo o alinhamento da aresta do objeto base.
  • Perfilados: A edição da propriedade Escala em X não altera escala em y automaticamente para o mesmo valor de X.
  • Visualização Projeto/Render: O modo de visualização de Projeto agora mantém os materiais translúcidos. Os outros materiais são substituídos pelas cores definidas no comando.
  • Instalador para BricsCAD: Configura o BricsCAD para não mostrar unidade de comprimento nas propriedades, facilitando a edição de valores numéricos. O BricsCAD adiciona uma unidade de comprimento na propriedade que pode ser variável, dependendo do valor. Às vezes mostra em metros outras vezes em centímetros, e esta variação atrapalha a edição.
  • Instalador para AutoCAD: Configura o AutoCAD para mostrar os objetos selecionados em 3D completos, mesmo que estejam atrás de outros objetos, inclusive habilitando todos os seus grips. Variável CULLINGOBJ=0.

Versão 5.7.3 – 19/01/2021

  • No comando de Nivelar Terreno, ao selecionar um objeto que deve nivelar o terreno, algumas faces mais inclinadas deste objeto geravam um resultado inesperado. Então modificamos o processo de escolha da faces e agora considera somente as faces voltadas para baixo com inclinação até 60 graus com a horizontal. Nos perfilados, estrutura de escada, rampa e volume este cálculo é ignorado e vale qualquer face com inclinação para baixo.
  • Nas esquadrias, o caixilho de tela de correr ou guilhotina modela somente um caixilho ao invés de modelar vários caixilhos. Na tela de correr geralmente usa-se somente um caixilho que fica posicionado onde o vidro estiver aberto. Então basta definir o número de folhas igual às folhas do caixilho de vidro, assim o caixilho de tela será do mesmo tamanho. Ex: 3 folhas gera um caixilho com um terço do vão; 2 folhas gera um caixilho com metade do vão.
  • Corrigido o fator de escala ao criar novos perfis quando se usa metros ou milímetros.
  • Ao purgar estilos, a frase informa que os itens da lista são os que não estão em uso, para que o usuário saiba que os estilos que não estão na lista não podem ser purgados.

Versão 5.7.2 – 05/01/2021

  • Corrige um problema na cópia de objetos 2D do Active3D quando um objeto conectado é selecionado junto com a sua base. Este mesmo problema também foi corrigido ao copiar objetos para outro pavimento.
  • AutoCAD: Melhora a interação do trim, extend e break nos objetos no Active3D mostrando uma prévia do resultado ao passar o mouse sobre os objetos.

Versão 5.7.1 – 17/12/2020

  • Na criação de novos objetos do Active3D são ignoradas as propriedades cor, tipo de linha e espessura de linha. É mais seguro o usuário alterar estes valores após a criação do objeto.
  • AutoCAD: Corrige erro ao mudar nome de Vista 2D no AutoCAD 2015, que geralmente aparece ao gerar Vista2D de cobertura. Este problema também ocorria na criação de Vista 2D de cobertura.
  • AutoCAD: Gerar2D da tela estava gerando objetos transparentes. Corrigido.

Versão 5.7.0 – 03/12/2020

  • Compatível com Lumion Live Sync. Com este recurso você usa o Active3D (para AutoCAD ou BricsCAD) e o Lumion ao mesmo tempo. Cada alteração no projeto do Active3D atualiza o modelo 3D no Lumion, automaticamente. Requer Lumion 10.3 em diante.
  • BricsCAD: Compatível com BricsCAD V21, a partir de V21.1.06.
  • AutoCAD: Compatível com o comando ANIPATH para gerar animações.
  • Correção: Logo após abrir um projeto existente, as paredes não estavam recortadas pelos peitoris das janelas. Esta modelagem era feita assim que o projeto fosse modificado em algum item. Porém se fosse impresso sem fazer nenhuma alteração poderia aparecer incorreto nos cortes. O problema foi corrigido e a modelagem é feita logo após abrir o projeto.

Versão 5.6.3 – 11/11/2020

  • Terreno: Ao criar um novo terreno, agora já vem configurado para representar em 2D e 3D usando os layers padrão do Active3D.
  • Terreno: Foram feitos ajustes do limite de faces para permitir representação do terreno em corte.
  • BricsCAD: Porta interna não desenhava a folha em determinadas posições.
  • BricsCAD: Não realizava a importação de estilos de esquadrias devido a um detalhe de arredondamento entre unidades diferentes da origem e destino.
  • Solucionado erro após realizar recover ou audit. Os componentes de escada que fossem apagados após o audit continuavam vinculados à escada. Corrigido.
  • IFC: Estilos e nomes com acentuação são salvos corretamente no IFC.
  • As Linhas de Corte em 3D possuem agora uma propriedade Cota de Base para permitir mover em Z aproximando-as da cota do pavimento térreo e evitando que a origem da Vista 2D fique muito distante. Assim será possível usar a cota real das curvas de nível fornecidas para modelar o terreno. Note que as cotas dos pavimentos deverão estar no mesmo sistema.
  • Tabelas: Correção na obtenção dos nomes dos atributos de blocos nas Opções das tabelas.
  • Tabelas: Agora os objetos em 2D podem ser selecionados em uma Vista2D. Os correspondentes em 3D serão adicionados na tabela.
  • Novos correções no comando de Copiar para pavimento. Se executar o comando em 3D ou caso a atualização das Vistas2D não seja instantânea, posicione as Vistas 2D desejadas na tela e tecle F5.
  • Dica Atualizar o 2D: A tecla F5 atualiza o projeto dentro das Vistas 2D que aparece na viewport ativa quando a tecla foi acionada.
  • Dica Atualizar o 3D: A mesma tecla F5 também refaz a modelagem dos objetos do Active3D quando for acionada dentro de uma viewport em 3D.
  • F5 obtém Midpoint: A tecla F5 também obtém o Midpoint quando acionada durante algum comando que pede um ponto.

Versão 5.6.2

Mudanças somente na versão para AutoCAD

  • Vistas 2D regeneradas na inicialização evita problema de seleção de objetos 2D.
  • Correção de erro após acionar HATCH.
  • Simplificação dos objetos curvos no modo Wireframe em 3D.
  • Suavização dos objetos curvos quando importados no Sketchup.

Versão 5.6.1 – 23/10/2020

  • BricsCAD: A obtenção dos valores para os Fields estava causando erro fatal no Active3D em determinadas situações. O problema foi totalmente corrigido.
  • Escadas: A estrutura de escada é modelada corretamente nas dobras da escada mesmo quando não ocupa toda largura da escada (vigas).
  • Documentos 2D: Ao restaurar uma viewport que usa o modo gráfico 2D Wireframe pode acontecer do AutoCAD não regenerar os objetos em 2D. Estes objetos aparecem mas não podem ser selecionados. Use o atalho Alt+V ou o botão Ir Para no painel Visualização do Ribbon do Active3D.
    Restaurar Vistas

Versão 5.6.0 – 07/10/2020

  • Escadas: Cálculo de escada usando valores de Base+Fórmula preserva o valor informado e modifica o outro. Se mudar o valor da base do degrau, o valor na fórmula 2H+B será modificado automaticamente. Assim como se mudar o valor de 2H+B, a base do degrau será recalculada.
  • Escadas e Rampas: Agora permite sobreposição. O trajeto da escada ou rampa pode passar por cima de outra parte que está mais abaixo da mesma escada ou rampa.
    Escadas Sobrepostas
  • Escada e Rampas Espiral: O tipo Espiral também permite sobreposição, ou seja, o ângulo pode passar de 360 graus. Além disto, a borda externa da espiral pode ser circular ou quadrada. A opção aparece na propriedade Forma e na caixa de diálogo inicial.
  • Corrimão: Foram realizadas correções feitas na modelagem de corrimão em trechos curvos de escadas e rampas onde está conectado.
  • Copiar para pavimento: Este comando foi revisado e está funcionando adequadamente e criando as representações em 2D.
  • Telha e Madeiramento: A representação de telha e madeiramento no modo simplificado em 2D agora mostra as modelagens feitas por objetos modeladores e poligonal de corte efetuadas na forma da água.
  • O título da Vista2D aparece no tamanho correto logo ao abrir um arquivo existente.

Versão 5.5.5 – 17/09/2020

  • No BricsCAD, todos os textos que usam informações dos objetos do Active3D (FIELDS) estão funcionando adequadamente como na versão para AutoCAD: Especificações de área, indicações de corte, Títulos de plantas e cortes e etc.

Versão 5.5.4 – 26/08/2020

  • Alguns objetos em 3D poderiam desaparecer após a modelagem com Volume de Corte. A correção efetuada mostra o objeto original quando a modelagem por Volume de Corte resultar em erro.
  • Resolvido conflito com a inserção de hachuras ou outros itens nas Tool Palettes.
  • O download de blocos é feito de um novo servidor, mais rápido.
  • No BricsCAD, posiciona as palhetas de Blocos e Navegador de volta para dentro da área da tela quando um monitor é removido em configurações de vários monitores.

Versão 5.5.2 – 04/08/2020

  • Esquadrias: No BricsCAD, as divisões das esquadrias poderiam ter os elementos trocados indevidamente. Corrigido.
  • Poligonal de Corte: Remover Poligonal de Corte permite selecionar um objeto por vez, aceita selecionar objetos em 2D e mostra o resultado da remoção da Poligonal de Corte imediatamente após apontar.
  • UCS após cotar: Resolvida a restauração do UCS anterior após cancelar um comando do Active3D, COTAS, por exemplo.
  • Estilos: Os estilos podem receber anotações além da descrição. Nas caixas de diálogo de estilos ou no Gerenciador existe um campo adicional para notas.
  • Tabelas: Nas linhas de dados de cada objeto agora aparece também a descrição e anotações do estilo do objeto.
  • Tabelas: As tabelas agora estão dentro do Gerenciador de Estilos e podem ser copiadas entre os projetos. Quando abrir a tabela em outro projeto será feita a seleção conforme os critérios da tabela original, nos objetos do projeto atual, que talvez necessite de verificação.
  • Tabelas: As tabelas agora separam os Elementos Construtivos (EC) em linhas separadas, adicionais. Por exemplo, considere um texto com três ECs associado à um estilo de revestimento: CHAPISCO;REBOCO;PINTURA. Uma linha de dados deste revestimento pode se tornar 3 linhas, repetindo os dados do objeto e cada uma delas com um dos EC. Desta forma pode-se usar o recurso de Unir linhas semelhantes e obter os somatórios dos ECs usado no projeto. Este recurso é habilitado nas Opções da tabela.
  • Vistas 2D: Renomear uma Vista 2D apaga definição de View (Vista) do AutoCAD/BricsCAD com o nome anterior
  • Interface: As Tool Palettes do Active3D agora aparecem corretamente no BricsCAD. Para acionar digite TOOLPALETTES.

Versão 5.5.1 – 22/07/2020

  • Comando CortarComVolume cria um volume de corte para recortar parte do projeto em 3D. Este comando agora associa o estilo Modelador ao Volume, caso exista no projeto.

  • Nesta versão, o Volume de Corte pode ser desativado em algumas viewports do Paper Space caso não desejar cortar o projeto naquela viewport. Para isto basta colocar o cursor dentro da viewport e congelar o layer do volume de Corte na viewport. Será necessário um REGEN (Alt+R) para atualizar. Este recurso só vale para o modo de corte Somente-3D.
  • Foi corrigido um erro que ocorria no AutoCAD 2021 no comando Converter em volume.
  • As tabelas com esquadrias agora respeitam a definição de mostrar as dimensões de largura e altura no formato OSSO/LUZ.

Versão 5.5.0 – 14/07/2020

Active3D em nova plataforma: BricsCAD.
Totalmente funcional com os mesmos recursos da versão para AutoCAD.
Requer BricsCAD V20 Pro

Mais de 50 melhorias e novos recursos listados abaixo.  

Saiba Mais

 

Tabelas

  • Os valores das tabelas usam a definição das cotas para ponto decimal e precisão.
  • Na Configuração de Cotas do Active3D é utilizado o item Número de Casas Decimais.
  • Ou use o comando _DDIM, estilo Active3D, aba Primary Units, dados de Precision e Decimal Separator.
  • Maior precisão no cálculo de distâncias, áreas e volumes. O cálculo é feito a partir dos objetos em 3D resultantes das modelagens ao invés de parâmetros.
  • Ao parar o mouse sobre as tabelas mostra um texto detalhando o que o valor mostra.
  • Este mesmo texto também mostra o ID e Notas associadas ao objeto da linha.
  • Escadas, Esquadrias e Madeiramento mostram linhas adicionais dos seus componentes.
  • Escada mostra dados da estrutura.
  • Esquadrias mostra vidro, peitoril, soleira ou borda.
  • Madeiramento mostras totais de Caibro, Terça, Ripa e Espelhos.
  • Soma separada de cada lado (A e B) das paredes, vigas e revestimentos.
  • Novo comando para definir rapidamente o lado A e B das paredes, disponível no Ribbon, em A3DGeral, Modificar Objetos, comando Lado. Ou A3D Projeto, Parede, Lado (no menu do Ribbon).
  • Ou simplesmente digite ModifLado.

Poligonal da Área

  • Borda de poligonal de área pode ser desligada nas propriedades.
  • Texto das distâncias um pouco menor e arredondados conforme configuração de cotas.
  • Atualização da hachura instantânea após mudar as propriedades.
  • Todas medidas usam o ponto decimal da configuração de cotas.
  • Área e Perímetro usam o número de casas decimais.
  • Distâncias arredondam conforme configuração de cotas.
  • Na Configuração de Cotas do Active3D são utilizados os itens Número de Casas Decimais e Arredondar medidas….
  • Ou use o comando _DDIM, estilo Active3D, aba Primary Units. Dados de Precision, Decimal Separator e Round off.

Telhas e Madeiramento

  • Liga e desliga modo detalhado de Telhas e Madeiramento na barra inferior do Navegador.
  • Configuração nas Options, aba Laje/Forro/Piso/Telhado permite definir modo detalhado para Plantas e Cortes.
  • Também existe mais uma opção para o ajuste superior considerar os objetos conectados abaixo da telha como limite. Assim as paredes e pilares sobem até atingir o madeiramento ao invés de subir até a telha.

Repetições de Tipo (Referência)

  • Modo de visualização Completo gera o 3D e o 2D considerando outros objetos, com muita fidelidade. As fachadas e cortes ficam perfeitos.
  • Modo de visualização Congelado permite desligar individualmente as referencias.
  • Modo de visualização Rápido repete o desenho original em 3D e 2D com extrema velocidade e leveza.
  • Vínculo com Sketchup exporta as Referências.
  • As Referências serão adicionadas nas tabelas posteriormente, ainda na v5.

Referências Externas, XDWG

  • O comando XDWG permite a inserção de projetos externos dentro do seu projeto atual.
  • Os objetos em 3D do projeto externo passam fazer parte do seu projeto e aparecem em 3D e 2D. Nas propriedades o objeto é uma Referência, assim como a repetição do pavimento.
  • O modo de visualização pode ser alterado de Completo para Congelado. Neste modo os objetos externos são removidos totalmente do projeto.
  • No Navegador o XDWG aparece como uma Referência com o nome do arquivo externo e a cota Z. Caso tenha congelado, para ativar novamente pode-se selecionar a Referência no Navegador e mudar o modo de visualização nas Propriedades.
  • Ou também acionar o comando XDWG e clicar com o botão direito do mouse na linha.
  • A Referência de XDWG pode ser movida em 3D para ajustar a posição.
  • O Vínculo com Sketchup agora exporta os objetos 3D do XDWG.
  • Os objetos do XDWG serão adicionadas nas tabelas posteriormente, ainda na v5.

Exportação de IFC

  • Corrigidos diversos problemas internos.
  • Gera IFC de blocos, sólidos, superfícies e polyfaces em 3D detalhados.
  • Corrigida a geracão de portas internas invertidas.
  • Os objetos transparentes são definidos transparentes também no IFC.
  • Incluem transparência por material, layer ou pavimento.

Modelagem

  • 3DFaceToPface: Comando para transformar 3DFace em Polyface.
  • BlockToPface: Comando para transformar geometria de bloco em Polyface.

Instalação

  • Instalador não modifica a configuração de tela atual do AutoCAD ou BricsCAD.
  • Caso seja preciso resetar a configuração basta marcar o item no instalador.
  • Instalador corrige as informações de registro inválidas do Visual Lisp que obrigavam a reinstalação do AutoCAD.

Navegador

  • Novos botões na interface do Navegador para abrir as Opções do Active3D.
  • Botões de visualização de telha e madeiramento detalhados.
  • Outros botões que já existiam na barra de status também estão no Navegador.
  • Correções internas evitam erros ao arrastar mouse na área de ligar/desligar objetos.

Diversos

  • Gerenciador de Estilos Permite renomear materiais. Use para mudar o nome grama para grass, para uso no Enscape (BricsCAD).
  • Os comandos dos título das categorias estão também nos menus de contexto.
  • Várias correções no desenho de escadas e corrimão.
  • Correções no modo edição de objetos: Estilo ou Objeto.
  • Apagar (ERASE) uma Vista 2D não apaga mais os objetos de AutoCAD dentro dela.

Versão 5.1.8 – 18/12/2019

  • Correções de problemas relacionados ao menu no AutoCAD 2015, 2016 e 2017 que poderiam causar fatal error no AutoCAD ao carregar os ícones dos menus antes mesmo de carregar o Active3D.
  • O instalador corrige automaticamente um bug no registro do AutoCAD que causava erro ao carregar o Active3D devido a falta de um componente do AutoCAD. O aviso de erro era:
    Automation Error. Key not found

Versão 5.1.7 – 28/11/2019

  • O Active3D está integrado ao augin.app
    .
    A GBCAD fez uma parceria com o aplicativo de realidade aumentada augin.app, desenvolvendo plugins para envio de modelos 3D para o site augin.app. Após o envio, os modelos são visualizados em realidade aumentada em celulares e tablets através do aplicativo augin. Mais informações aqui.
  • A especificação de área está melhorada. Agora permite definir os prefixos para área e perímetro.

Versão 5.1.6 – 29/10/2019

  • A inserção de blocos através da Palheta de Blocos está mais fluída pois não pede as escalas em X e Y. O comando pede o ponto de inserção e depois a rotação.
  • A inserção de conjuntos também está melhorada. O comando insere o conjunto na coordenada 0,0,0 do espaço 3D e depois aciona o comando move com os novos objetos selecionados, facilitando a visualização dos novos objetos que foram inseridos.

Versão 5.1.5 – 22/10/2019

  • Alterações internas somente.

Versão 5.1.4 – 07/10/2019

  • Alteração para melhorar a velocidade ao alternar entre arquivos dwg abertos quando o Navegador está visível. Agora a área do projeto permanece a mesma, pois só o interior da palheta se modifica.
  • Quando o Active3D 5 abre arquivos da versão 4 a variável LUPREC é ajustada para duas casas ao invés de 3 casas decimais. Assim as tabelas agora mostram duas casas decimais após a vírgula evitando ser interpretado como milhar. As tabelas usam o valor da variável LUPREC.

Versão 5.1.3 – 23/09/2019

  • Alterações no sistema de armazenamento de licença, especialmente licenças de avaliação e permissão para outros usuários autenticados no domínio.

Versão 5.1.2 – 11/09/2019

  • Atenção! O arquivo dwg do Active3D v5 não pode ser lido no Active3D v4. O Active3D versão 5 muda o formato do arquivo porque precisou incluir novos dados descritos abaixo.
  • Navegador: Efetuadas diversas correções e ajustes na interface e atualização das listas.
  • Tabelas: Efetuadas diversas correções e ajustes na interface para manter a mesma configuração quando abrir o projeto novamente e abrir a mesma tabela.
  • Elemento Construtivo: Os Elementos Construtivos (EC) são códigos alfanuméricos que servem de referência a insumos utilizados nos orçamentos. Nesta versão o EC é uma propriedade do estilo do objeto do Active3D e aparece nas tabelas. A propriedade Elem.Constr. inicialmente aparece em branco, mas pode ser preenchido com vários códigos separados pelo caractere ‘;’.
  • Identificadores de Objetos: Os objetos do Active3D possuem uma propriedade para identificação individualizada. A propriedade ID aparece logo abaixo do nome do objeto bem no topo das propriedades. A propriedade é a mesma em 3D e 2D. Também aparece no Navegador e pode ser editada nele teclando F2. O ID aparece nas tabelas também.

Versão 5.0.0 – 08/08/2019

  • Consulte a página com os novos recursos aqui
  • Navegação e Controle: Navegador com estrutura em árvore mostra os objetos de cada pavimento. Ligue, desligue ou edite com um clique.
  • Navegador de Documentos em 2D: Em outra aba do Navegador você acessa Vistas 2D, Linhas de corte, Poligonais de Área e Tabelas.
  • Tabelas Instantâneas: Crie tabelas de Áreas, de Esquadrias, de Blocos inseridos e de Quantitativos arrastando os objetos do navegador para dentro da tabela
  • Mais Blocos: Novos blocos em 3D com materiais para render e bloco 2D correspondente inserido automaticamente ou vice-versa.
  • Versão compatível com AutoCAD 2020 em 64 bits. O Active3D pode ser instalado em várias versões de AutoCAD. Basta abrir e fechar o AutoCAD desejado e reinstalar o Active3D.

Versão 4.8.0 – 04/04/2019

  • Versão compatível com AutoCAD 2020 em 64 bits (bônus concedido até o lançamento da versão 5). O Active3D pode ser instalado em várias versões de AutoCAD. Basta abrir e fechar o AutoCAD desejado e reinstalar o Active3D.

Versão 4.7.0 – 11/01/2019

  • Foram efetuadas correções no desenho dos objetos 3D e 2D para o AutoCAD 2015, 2016 e 2017, basicamente nas viewports em 3D com os objetos poligonal de área e alteração de altura com grips de vários objetos em 3D.
  • As vigas agora permitem o uso de perfil, que se ajusta na altura e largura da viga. Ao editar estas propriedades o perfil é modificado também. Portanto, uma viga com largura=15 e altura=40, ao escolher um perfil para ela, este será ajustado para as dimensões de 15×40.
  • Corrigido o valor de espessura de reboco no dialog de pilar, que mostrava valor muito maior impedindo o desenho do pilar.
  • Desenho de pilar não apagar os pilares criados desde o início do comando ao teclar Esc.

Versão 4.6.1 – 19/06/2018

  • Corrigido erro que ocorre no AutoCAD 2019 ao modificar a cor de um objeto do Active3D que possui estilo.
  • Corrigido erro no Offset que ocorre quando um objeto 2D está selecionado antes de acionar o comando.
  • Corrigido o cálculo de perímetro de polígono de área que possui furos.
  • Corrigido erro ao usar opção Undo logo após informar o primeiro ponto no desenho de polyline auxiliar em comando do Active3D (Unir, Subtrair, Interceptar…).
  • Objetos do Active3D com mais de 25 mil faces não geram representação em 2D para evitar erro interno no modelador AModeler do AutoCAD, utilizado extensivamente no Active3D. Surge um aviso informativo na linha de comando. A sugestão é criar mais objetos lado a lado para obter o resultado ao invés de um só objeto muito extenso.

Versão 4.6.0 – 12/06/2018

  • Versão compatível com AutoCAD 2019 em 64 bits (bônus concedido até o lançamento da versão 5). O Active3D pode ser instalado em várias versões de AutoCAD. Basta abrir e fechar o AutoCAD desejado e reinstalar o Active3D.

Versão 4.5.0 – 30/04/2018

  • Corrigido fatal error causado pelo AutoCAD ao tentar obter propriedades de um objeto do Active3D enquanto as Vistas 2D são atualizadas após algum comando acionado pelo usuário através da palheta de propriedades.
  • Corrigida a adição de novos objetos aos pavimentos Tipo. O Active3D não estava adicionando novos objetos após criar as repetições do pavimento Tipo.

 Versão 4.4.0 – 29/05/2017

  • Versão compatível com AutoCAD 2018 em 32 e 64 bits. Pode ser reinstalado sobre o Active3D já existente sem interferir no funcionamento do Active3D nas outras versões de AutoCAD.

Versão 4.3.0 – 05/12/2016

  • Telhas detalhadas com cumeeira: Foi alterado o processo de geração de telhas detalhadas com cumeeira em arco e triangular. O novo processo de modelagem destes objetos evita erros de modelagem que ocorria nas versões anteriores.
  • Traçado de telha e laje de telhado: Esta versão também modifica o desenho de telhas e laje de telhado. O comando agora pede que o usuário defina um ponto que será projetado verticalmente. Este ponto no objeto 3D ficará fixo quando a água modificar a inclinação. É o ponto de referência da cota da telha ou laje de telhado. Também será preciso informar o sentido de subida da água.

Versão 4.2.1 – 25/09/2016

  • Instalador agora permite manter o profile existente do Active3D, mantendo as configurações da interface do AutoCAD inalteradas. Se o profile existente estiver inconsistente, basta repetir a instalação e marcar o item Restaurar Profile do Active3D.
  • Ao congelar parede de um pavimento quando esta parede tem esquadria de canto de outro pavimento causava fatal error. Corrigido. A esquadria cuja parede foi congelada não faz a dobra do canto corretamente. Mas ao descongelar o pavimento volta ao normal.
  • O comando Desenhar 2D da Tela foi alterado para gerar o desenho em 2D de perspectiva cônica em todas as versões de AutoCAD desta versão do Active3D.
  • Corrigido modelagem de pilar que sobe até a parede quando o pilar tem sua base abaixo do pavimento mais inferior do projeto.

Versão 4.2.0 – 09/09/2016

  • Instala uma atualização do modelador do AutoCAD 2017 (AecModeler.dbx), utilizado pelo Active3D. Esta atualização corrige problemas de linhas diagonais e partes dos objetos que sumiam nas Vistas 2D do Active3D.

Versão 4.1.1 – 01/07/2016

  • Corrigido Extend, Trim, Fillet e Chamfer no AutoCAD 2017 para uso com paredes do Active3D.

Versão 4.1.0 – 10/05/2016

  • Compatível com AutoCAD 2017.

Versão 4.0.8 – 24/04/2016

  • Correção: A geração de DXF de objetos 2D quando o pavimento correspondente está congelado produzia erro. Por exemplo na seleção de objetos nos Quantitativos.

Versão 4.0.7 – 10/03/2016

  • Correção: O comando Planificar terreno, com taludes, tenta reduzir a altura do talude para permitir a modelagem quando a altura total do terreno é muito grande, casos em que resultava em erro anteriormente.
  • Correção: Vínculo com Sketchup faz consistência nos objetos inválidos, excluindo-os da exportação do arquivo DWA. O plugin para Sketchup também deve ser instalado se o Sketchup estiver em um computador diferente do Active3D.

Versão 4.0.6 – 10/02/2016

  • Correção: Comando ED para edição de textos adequado ao AutoCAD 2015/2016.

Versão 4.0.5 – 28/01/2016

  • Correção: Foi corrigido um problema que impedia a abertura da caixa de dialogo com a lista dos estilos ao clicar no botão [+] que existe nos titulos das categorias na palheta de propriedades de alguns objetos.

Versão 4.0.3 – 16/11/2015

  • Correção: A alteração de propriedades de objetos em 2D no AutoCAD 2015/2016 causava erro quando o objeto 2D deixava de ser visível na Vista2D, como trocar de pavimento, por exemplo. Surgia uma mensagem do AutoCAD solicitando tentar novamente. Este problema foi contornado nesta versão.

Versão 4.0.2 – 08/09/2015

  • Correção: Modelagem de terreno em 3D no AutoCAD 2016. O AutoCAD 2016 possui comportamento diferente das versões anteriores na obtenção da cota z das curvas de nível e outros objetos do layer ARQ-CVA, que resultavam em erros na modelagem do terreno.

Versão 4.0.1 – 12/08/2015

  • Correção: Cálculos dentro dos campos numéricos na caixas de diálogo em Lisp. A maioria das caixas de diálogo permitem digitar uma fórmula nos campos de valores numéricos, assim o resultado do cálculo é colocado no valor da fórmula automaticamente. Ao criar pavimentos por exemplo, digite 280*2 para obter 560.
  • Correção: Efetuamos ajustes na leitura e gravação de padrões em disco. Em algumas situações poderiam ocorrer erros de acesso à memória.
  • Correção: Na gravação dos padrões de layers no disco, os espaços em branco existentes no nome do layer são substituidos pelo caractere ‘_’.

Versão 4.0.0 – 21/07/2015

  • Compatível com AutoCAD 2010 até 2016, em 32 e 64 bits, Windows Vista, 7, 8 e 10.
  • Adicionado um novo recurso que vincula os objetos do Arqui_3D com Sketchup, permitindo a atualização da geometria dos objetos dentro do Sketchup conforme as mudanças no projeto original do Arqui_3D. Leia mais informações aqui.
  • Foram efetuados ajustes na sugestão de escala das hachuras dependentes da escala de impressão no comando de criar hachuras do Arqui_3D (HATCH_AARQ – digite HA). Este comando cria hachuras e sugere a escala correta para a hachura escolhida considerando a unidade e escala de impressão atual.
  • A interação da escolha de uma das 4 vistas isométricas do comando que cria viewport no Paper Space (PLOTCNF), agora é feita na linha de comando para facilitar a visualização da isométrica.
  • No AutoCAD 2015 e 2016 não é possível modificar a cor de fundo da palheta de propriedades, nem a cor do texto das propriedade do estilo. As propriedades do estilo agora iniciam com o caractere ‘:’ para identificar. Ex: Perfil agora fica :Perfil.
  • Como não é possível modificar a cor de fundo, quando um objeto tem as propriedades do estilo subtituídas, o nome do estilo inicia com um asterisco ‘*’.
  • Foram corrigidos os comandos que permitem informar uma poligonal através de pontos que estavam desabilitados no AutoCAD 2015 e 2016.
  • Foram corrigidos os comandos FILLET e CHAMFER no AutoCAD 2014, 2015 e 2016.
  • O comando OFF2D, que desliga o desenho de objetos 2D nas viewports em 3D foi melhorado para funcionar imediatamente sem necessitar de regen. Também está funcionando adequadamente no AutoCAD 2015 e 2016.

Versão 3.6.4 – 07/04/2015

  • Corrigido problema no comando SETUPRENDER quando utilizados no AutoCAD 2013/2014/2015 em 32 bits.

Versão 3.6.3 – 14/01/2015

  • Corrigido problema no comando FILLET e CHAMFER quando utilizados no AutoCAD 2013 e 2014.
  • Resolvida a visualização do modelo 3D exportado no formato IFC quando visualizado nos programas Tekla BIM SIGHT e SOLIBRI.

Versão 3.6.2 – 05/12/2014

  • Foram corrigidos diversos problemas de compatibilidade como AutoCAD 2013/2014/2015 que causavam Fatal Error com o uso da palheta de propriedades e grips.

Versão 3.6.1

  • Foram efetuadas modificações internas no desenho dos objetos para impedir erros gráficos na tela do AutoCAD que impediam salvar o arquivo. Foi corrigido erro ao Gerar 2D da Tela no AutoCAD 2015 e melhorada a intersecção dos objetos no resultado final.
  • A variável LTSCALE foi corrigida para mostrar corretamente os tracejados no Model Space. Para corrigir esta variável em projetos existentes digite CALCLTSCALE na linha de comando. Só é preciso efetuar este comando uma vez por arquivo.
  • O comando Definir Layer Corrente (LAYSET) mostra as lista de layers padrão do Active3D, mesmo que não existam, permitindo criá-los dentro do padrão de cor e tipo de linha.
  • Corrigido o desenho linha de cotas com texto invertido.
  • O comando Salvar Explodido muda para uma única viewport em 3D antes de exportar objetos em 3D. Assim ao abrir o arquivo gerado aparecerá uma única viewport.
  • O instalador executa o programa Licenciador em modo de usuário normal no final da instalação, evitando perda da licença no Windows 8 e 10 ao abrir o Active3D em modo normal. Caso seja preciso executar versões mais antigas do AutoCAD em modo de Administrador, basta não obter a licença no final da instalação e abrir o Licenciador em modo de Administrador também.

Versão 3.6.0

  • O Active3D versão 3.6 é compatível com o AutoCAD 2015 em 32 e 64 bits. Esta versão de AutoCAD possui modificações na programação do AutoCAD em relação à execução de comandos, o que interfere em muitos pontos do código do Active3D, sendo necessárias alterações extensas que não puderam ser feitas em tempo hábil. Portanto, em alguns comandos a opção Desenhar (para informar pontos de poligonais) está desabilitada. Neste caso desenhe a poligonal antes e selecione-a durante o comando.
  • A nova interface do AutoCAD 2015 não permite a mudança da cor de fundo da palheta de propriedades para mostrar se o objeto possui propriedades próprias ou do estilo. Estamos pesquisando outra forma de transmitir esta informação ao usuário que será disponibilizada nas próximas versões.

Versão 3.5.1

  • Nesta versão foi implementado um controle na quantidade de faces de sólidos gerados com arranjos ou modelagem de telhas detalhadas em grandes águas. Este sólidos com uma quantidade muito grande de faces poderiam gerar erros fatais no momento de gerar a representação em 2D. Quando o Active3D percebe esta situação, interrompe a modelagem do sólido deixando-o incompleto, porém visível na tela. Um aviso correspondente aparecerá na linha de comando de modo que o usuário pode tomar uma providência dividindo o telhado em duas partes ou reduzindo o detalhamento dos arranjos.

Versão 3.5

  • No Active3D versão 3.5 foram corrigidos pequenos problemas de compatibilidade com o AutoCAD 2014.
  • O comando Gerar 2D da tela foi corrigido e está funcionando corretamente no AutoCAD 2014.
  • O furo das esquadrias em paredes foi aumentado para permitir furar também objetos conectados na parede que estejam afastados uam distância maior que a largura da parede.
  • Foi criado o comando ERROLOG (digite na linha de comando) para ligar e desligar a geração de um arquivo de log com o registro das operações realizadas no Active3D. Este arquivo é útlil para descobrir a causa de erros fatais. Use a opção Enviar para criar uma cópia do arquivo na área de trabalho. A seguir envie-o por email para suporte@gbcad.com.br.

Caso ocorrerem erros fatais, o seguinte procedimento é recomendado para gerar o log de erro:

  1. Ao ocorrer o erro fatal não salve o arquivo, pois a memória está inconsistente no momento e pode gerar um arquivo com erros.
  2. Inicie o Active3D e abra o seu arquivo novamente. Você perderá somente as últimas alterações, mas não perderá o arquivo todo.
  3. Digite ERROLOG na linha de comando e acione a opção Ligar. Continue trabalhando normalmente.
  4. Quando ocorrer o erro fatal novamente, feche o Active3D sem salvar. Inicie-o novamente e abra seu arquivo.
  5. A seguir digite ERROLOG na linha de comando e acione a opção Enviar. O log de erro será copiado para a área de trabalho para que você envie anexo por email parasuporte@gbcad.com.br.

Versão 3.3

  • Compatível com AutoCAD 2014 em 32 e 64 bits.
  • Foi aprimoramento o arredondamento de ângulos para objetos não ortogonais, reduzindo a diferença que ocorria entre objetos muito grandes.
  • O comando salvar explodido de objetos 3D agora aceita salvar no formato do AutoCAD 2007.
  • O visualizador do Active3D – Active3D Enabler – está compatível como AutoCAD 2014.

Versão 3.2

  • As caixas de diálogos de confirmação ou avisos que surgiam sobre outras caixas estavam desvinculadas e poderiam ficar abaixo destes, invisiveis. Agora sempre estarão na frente.
  • Na configuração inicial do arquivo, a opção Gravar como Padrão mantém a unidade selecionada.
  • O comando de Dividir avisa caso não consiga dividir telhas que estão com poligonal em modo automático.
  • Resolvido problema ao abrir arquivos com esquadrias congeladas e suas respectivas paredes descongeladas no pavimento.
  • Resolvida a impossibilidade de mudar o valor da boneca (gola).
  • Foi ajustada a altura da porta pivotante aberta de modo que não passe da altura da esquadria.
  • Foram resolvidas diversas questões do Arranjo de objetos conectados, principalmente a rotação.
  • A inclusão das Tool Palletes do Active3D ocorre cada vez que o Active3D inicia. Antes ocorria somente ao carregar menu e poderia acontecer de não serem inseridas.
  • Ao mover os grips de Perfilado cujos vertices formam um plano, o movimento do grip é aplicado ao plano para manter o perfilado plano sem a necessidade de mudar o UCS para editar os grips.
  • Ucs no Objeto tenta sempre posicionar o eixo Z para cima e considera perfilados planos para ajuste do UCS.
  • A Atualização de Símbolos permite selecionar os objetos a serem corrigidos de uma só vez ao invés de três seleções.
  • A teclas de atalho do Active3D no AutoCAD 2013 utilizam um novo mecanismo para permitir o uso da linha de comando flutuante e agora ficam desativadas ao abrir uma caixa de diálogo. Porém continuam ativas dentro das Properties, caso a janela esteja colada na borda da janela do AutoCAD.
  • Em algumas configurações de tela, os primeiros ícones de perfis, perfilados e esquadrias aparecia pretos nas caixas de diálogo. Isto foi corrigido.

Versão 3.1

  • Corrigido o comando Modificar Largura no AutoCAD 2013.
  • Especificação de esquadria em 2D não perde a referência quando muda-se o nível de corte horizontal da Vista 2D em planta.
  • Especificação de esquadria não inclui peitoril quando for utilizado em portas.
  • Foi corrigido fatal error ao acionar o comando REGEN logo após desligar XDWG.
  • A inserção da primeira esquadria no pavimento está usando o pavimento da parede selecionada ao invés de usar o pavimento anterior do comando.
  • O comando de Definir Escala Viewport ajusta corretamente a escal no AutoCAD em português.
  • Alteração de comandos nos Ribbon: Visualização 3D abre lista ao clicar ao invés de acionar comando.
  • A indicação usa MLeader ao invés de Leader, com estilo Active3D.
  • Mostra os percentuais de inclinação com maior precisão em piso, laje, viga e telhado.