Os Elementos Construtivos são como insumos ou composições cujos códigos são associados aos objetos do Active3D para posterior extração em forma de tabelas ou exportação em IFC.

Veja aqui como definir facilmente os Elementos Construtivos nos estilos ou nos objetos com este novo recurso do Active3D versão 6.

Solicite cotação

Recurso do Active3D versão 6

Solicite cotação de nova licença ou Upgrade, sem compromisso. Nós faremos contato em breve.
Solicite cotação

Veja também este vídeo onde mostramos como usar os Elementos Construtivos para gerar quantitativos e elaborar orçamentos.
Quantitativos para Orçamentos

Gerenciar EC nos Estilos

Este recurso permite visualizar os Estilos e seus Elementos Construtivos associados.

Para acionar o comando vá na aba A3DGeral, painel Geral, comando Quantitativos-EC, ou digite ga3dEcSty.

Elementos Construtivos Estilos Cadastro Filtro Edição Estilo/Objeto


No lado esquerdo está o painel de
Estilos.
– Clique em um estilo para mostrar os ECs no painel inferior.
– Use as setas para mover entre estilos.
– Clique no quadrado para marcar os estilos para edição.

O painel superior contém o Cadastro de EC que foi lido de um arquivo. Veja os formatos permitidos abaixo.
– No campo superior, Filtro, digite os caracteres de busca, conforme indicado. Teclando Esc neste campo cancela busca.
– Clique para selecionar os ECs que deseja associar aos estilos.
– Aponte o botão com a seta para baixo para adicionar na lista.
– Ou faça duplo clique, ou tecle Enter.

O campo inferior contém os ECs dos estilos marcados na esquerda, ou seja da seleção.
– O botão com duas setas move o EC selecionado para cima, circularmente.
– O botão X apaga os ECs selecionados.
– O botão verde salva nos estilos.

Ao lado do nome de cada EC aparece o número de estilos da seleção que contém o EC. Ao adicionar um novo EC na lista, este será associado a todos os estilos selecionados.

Use o botão Localizar EC para localizar estilos que contém determinados ECs, ou substituir ECs. Os estilos selecionados no momento passam para o comando de Localizar EC, onde você define quais EC serão localizados.

Gerenciar EC nos Objetos

Também é possível gerenciar Elementos Construtivos selecionando objetos, desta forma os estilos dos objetos selecionados serão editados. Para acionar o comando digite ga3dEcSel, ou selecione algum objeto e use o botão direito do mouse, clique em Elementos Construtivos.

O comando é semelhante ao anterior, porém não tem o painel esquerdo com a árvore de estilos, pois atuará nos estilos dos objetos selecionados. Caso desejar mudar a seleção buscando ECs específicos, use o botão Localizar EC.

Aponte OK para finalizar a edição, ou o botão Localizar EC para localizar estilos que contém determinados ECs, ou substituir ECs.

Editar EC nas Propriedades dos Objetos

A propriedade :Elem.Constr. possui um botão que abre o mesmo quadro do comando ga3dEcSel, onde é possível modificar os ECs dos objetos selecionados.

Não existe a função Localizar neste quadro. Os EC serão aplicados aos estilos ou aos objetos, exatamente como qualquer outra propriedade de estilo do Active3D.

Isto significa que além de aplicar ECs em estilos, pode-se também aplicar em objetos, substituindo a propriedade do estilo. Assim um objeto pode ser diferente do estilo sem precisar ciar um novo estilo.

Cadastro de Elementos Construtivos

A interface de Elementos Construtivos utiliza dados de um arquivo existente no seu computador para mostrar uma lista de códigos, descrições e outras informações que desejar. Você pode editar este arquivo em uma planilha, segundo as regras abaixo. O local do arquivo pode ser a Pasta de Configurações do Active3D.

Formato do Arquivo de EC

Este arquivo deve ter um formato específico dos tipos:
– TSV (tab separated values), valores separados por tabulação.
– ou CSV (comma separated values), valores separados por vírgula.

Veja este exemplo:

"EC","Sigla","Descrição"
"Bloco14","ALV","Bloco cerâmico 14cm"
"Bloco19","ALV","Bloco cerâmico 19cm"
"Chapisco","ALV","Chapisco aplicado em parede"

  • Recomendamos usar aspas delimitando os valores.
  • A primeira linha é de cabeçalho das colunas.
  • Crie quantas colunas quiser e preencha os valores.
  • Não deixe linha em branco e não repita valores na primeira coluna!
  • Lembre-se também que somente os valores da primeira coluna serão aplicados nos estilos e objetos.
  • Exporte no formato TSV ou CSV, com aspas delimitando os valores.