O Active3D possui recursos para configurar vários itens do projeto em 3D e 2D adequando ao padrão da sua empresa.

Saiba quais são estes elementos e como configurar cada um deles.

Layers de 2D e Detalhamento

Os comandos de detalhamento utilizam layers pré-definidos que são criados automaticamente quando necessário, seguindo a definição de um arquivo chamado ga3dConfig.ini, presente na pasta de Configuração do Active3D.

Os layers padrão do Active3D utilizam a recomendação da ASBEA, em um formato com 4 grupos de 3 letras:
AAA-BBB-CCC-DDD.

O primeiro grupo (AAA) define a disciplina de projeto. ARQ é arquitetura. Todo os objetos de arquitetura incluindo as indicações de luminárias, tomadas, tubos de queda, sanitários e outros definidos pelo arquiteto podem ficar dentro da disciplina ARQ.

O segundo grupo (BBB), define o tipo de elemento como ARQ-ALV para alvenaria ou ARQ-LUM para luminárias.

O terceiro grupo (CCC) define o uso do elemento, ou uma classificação deste como ARQ-ALV-BXA para muros ou ARQ-FOR-PRJ para projeção de forros.

O último grupo pode ser usado para informação adicional para o layer como ARQ-MOD-AUX-_3D: Modelador auxiliar em 3D usado na arquitetura (para volumes modeladores que modificam a forma dos objetos criando sulcos, vãos ou recortes).

Para alterar o padrão

Se desejar mudar o padrão de layers do Active3D abra um projeto usual da empresa e escreva uma lista de layers novos que devem substituir os existentes. A seguir faça contato com a GBCAD e envie a nova lista para que possamos proceder a alteração via acesso remoto. Uma boa customização inicia sempre definindo uma lista de layers consistente.

Layers dos Objetos 3D

Os layers para uso em 3D são definidos nos estilos dos objetos de arquitetura do Active3D (Parede, Esquadria, Piso, Laje…), exceto o terreno que não usa estilo.

Quando um estilo externo é importado para dentro do Active3D os layers são criados automaticamente caso não existam. Portanto é preciso definir estes layers dentro do arquivo padrão (template) do Active3D que será importado na configuração inicial de um novo projeto.

A melhor forma de modificar o padrão de layers 3D é fazer uma cópia de um projeto usual da empresa feito com active3D. A seguir abra-o e renomeie os layers usando o comando RENAME do AutoCAD. Antes verifique os layers que cada estilo usa selecionando o objeto em 3D e consultando o layer na categoria Geral. Depois de renomear os layers, inicie a limpeza apagando todos objetos em 3D, depois a maioria das Vistas 2D e depois os objetos normais de AutoCAD. Salve o arquivo em uma pasta inicial onde são salvos os seus projetos com o nome que desejar.

Usar Template ou padrão ga3dStyles.dwg?

Este arquivo com os novos layers pode ser usado como um Template ou como o padrão ga3dStyles.dwg que o Active3D importa para dentro de novos projetos na Configuração Inicial.

Para usar o arquivo como um Template

Neste caso basta copiar este mesmo arquivo para a pasta onde deseja iniciar um novo projeto e abri-lo.

Para usar como ga3dStyles.dwg

Neste caso será preciso limpar um pouco mais o arquivo apagando guias extras de Layout e objetos do Paper Space. Também recomendamos purgar blocos. Lembre-se que todos os estilos de objetos de arquitetura existentes no arquivo serão importados para dentro de novos arquivos na Configuração Inicial de um novo projeto. Para purgar estilos use o Gerenciador e Estilos do Active3D.

A seguir salve o arquivo na pasta inicial de projetos com o nome de ga3dStyles.dwg. Esta pasta foi definida na instalação e geralmente é Projetos, no disco C:. Deverá existir um arquivo com o mesmo nome, substitua-o. Se não souber qual é a pasta veja as propriedades do atalho que inicia o Active3D na aba Atalho, Iniciar em:.

Para modificar o ga3dStyles.dwg

Quando criar novos estilos ou modificar os existentes nos seus projetos em andamento, talvez você queria adicionar estes estilos ao padrão do Active3D de modo que sejam importados automaticamente em novos projetos. Para salvar seus novos estilos dentro de um arquivo padrão ga3dStyles.dwg use o Gerenciador de Estilos (digite EST). Se teclar F1 na janela do Gerenciador de Estilos vai abrir a Ajuda do Active3D, aponte Exportar e Importar Estilos. A Ajuda do Active3D explica como proceder para exportar os estilos para dentro de outro arquivo, no caso o ga3dStyles.dwg.

Usar uma cópia para um projeto específico

Se desejar manter outra versão do ga3dStyles.dwg para um projeto específico, copie o ga3dStyles.dwg para a pasta deste projeto, que é o local onde o Active3D vai localizar o padrão, conforme abaixo:

  1. Copie o ga3dStyles.dwg para a pasta do projeto.
  2. Inicie um arquivo novo e antes de configurar salve-o dentro de qualquer pasta dentro da pasta do projeto.
  3. A seguir digite AC para configurar o arquivo.
  4. O Active3D buscará o ga3dStyles.dwg na pasta do arquivo. Se não encontrar tenta na pasta imediatamente anterior e assim sucessivamente até encontrar o ga3dStyles.dwg na ‘raiz’ da pasta do projeto.

Você pode manter arquivos ga3dStyles.dwg com estilos diferentes dentro de várias pastas de projeto. Quando um novo arquivo for configurado dentro da pasta ou em outra pasta dentro dela, o ga3dStyles.dwg logo acima será usado.

Estilos de Texto

O Active3D mantém uma lista de estilos de textos com layers de uso e alturas em mm no papel. Quando um comando de desenho de texto é acionado, o layer respectivo e definido como corrente e a altura do texto é definida e função da escala da Vista 2D onde o comando é executado. Use o comando Configurar Estilos da aba A3D Desenho, painel Textos e Cotas para alterar estas configurações.

Este comando tem dois botões importantes:

Gravar no Disco: Salva as configurações de estilos de texto do projeto atual no arquivo ga3dConfig.ini, presente na pasta de Configuração do Active3D. Estas configurações incluem também os nomes das fontes de letra usadas em cada estilo controlado pelo Active3D.

Ler do Disco: Importa as configurações no arquivo ga3dConfig.ini, presente na pasta de Configuração do Active3D para o projeto atual. Os estilos de texto do projeto são redefinidos para usar as fontes especificadas.

Os novos arquivos recebem a nova configuração automaticamente. Use o Ler do Disco para importar a configuração em arquivos existentes.

Quando o padrão de Layers 2D for modificado renomeando layers, será preciso abrir esta configuração, ajustar os layers e Salvar no Disco.

Cotas e Indicações

O Active3D utiliza um estilo de cotas chamado Active3D. Para alterar facilmente a maioria das configurações deste estilo use o comando Configurar Cotas da aba A3D Desenho, painel Textos e Cotas. Este comando tem dois botões importantes:

Gravar no Disco: Salva as configurações do projeto atual no arquivo ga3dConfig.ini, presente na pasta de Configuração do Active3D.

Ler do Disco: Importa as configurações no arquivo ga3dConfig.ini, presente na pasta de Configuração do Active3D para o projeto atual.

Os novos arquivos recebem a nova configuração automaticamente. Use o Ler do Disco para importar a configuração em arquivos existentes.

Quando o padrão de Layers 2D for modificado renomeando layers, será preciso abrir esta configuração, ajustar o layer de Corte Automático para o novo layer das paredes em 2D e Salvar no Disco.

Símbolos de Especificações

Vários comandos de especificações e indicações usam blocos de simbologia pré-definidos, por exemplo: símbolo de corte, indicação de nível, indicação de área entre outros. Estes comandos estão na aba A3D Desenho, painéis Área e Indicações e Textos e Cotas.

Estes blocos estão na pasta Arquivos de Programas, Active3D, BL. Para alterar estes blocos e ficar conforme o padrão da sua empresa será preciso definir outra pasta para estes blocos de simbologia. Basta criar uma nova pasta onde desejar, desde que seja fora de Arquivos de Programas e depois copiar os blocos da pasta BL para a nova pasta. Pode inclusive usar uma pasta na rede, assim todos usuários do Active3D em outros computadores usarão o mesmo padrão.

Agora só resta criar uma variável de ambiente chamada ACTIVE3DBLK e digite o nome da nova pasta. Pronto.

Para criar variável de ambiente clique no botão do Windows e digite ambiente, depois escolha Editar variáveis de ambiente, aponte Variáveis de Ambiente, Novo e preencha.

Identificando os blocos de Simbologia

Na nova pasta de blocos que foi copiada existem muitos blocos que eram do antigo menu de blocos do Active3D. Se você usa a nova Palheta de Blocos não precisa manter estes blocos antigos e recomendo apagá-los agora. São os todos os blocos que terminam com mesmo nome e terminação 2.dwg ou 3.dwg, por exemplo:
ACABJ1_2.dwg e ACABJ1_3.dwg

Todos os blocos restantes são de simbologia. Não adianta mudar o nome dos blocos nem criar novos pois o Active3D está configurado para usar estes nomes fixos.

Portanto você deverá alterar estes blocos abrindo e editando-os para ficar como desejar, conforme as dicas abaixo:

  • Recomendamos abrir o arquivo usando o atalho do AutoCAD sem Active3D.
  • Não configure o arquivo. Não digite AC para configurar nem use comandos do Active3D.
  • Use somente comandos normais de AutoCAD.
  • Para criar novos atributos copie os existentes e mude a propriedade Tag.
  • Mantenha os atributos do bloco para que o Active3D consiga preencher com os dados dos objetos.
  • Coloque os objetos no layer zero para que usem o layer atual onde o blocos for inserido.
  • Defina a cor dos objetos ByLayer para usar a cor do layer onde o bloco for inserido.
  • Defina a cor dos objetos ByBlock se desejar que possam mudar de cor bastando mudar cor do bloco inserido. Assim não precisa explodir o bloco nem editá-lo.
  • Ao salvar o arquivo, posicione o desenho na tela para gerar uma imagem adequada do bloco.

Quando acionar um comando de especificação novamente em um novo projeto o Active3D utilizará os novos blocos.

Estilos de Objetos 3D

Os objetos de arquitetura como paredes, pisos, esquadrias, telhas, vigas e etc., são paramétricos. Os parâmetros aparecem na Palheta de Propriedades em diversas categorias. Alguns parâmetros ficam gravados em cada ocorrência do objeto e outros parâmetros ficam gravados no estilo que o objeto usa. Para saber se um parâmetro pertence ao objeto ou ao estilo basta olha o primeiro caractere do nome da propriedade (parâmetro) na palheta. Se for o caractere : significa que é do estilo. Então :Prioridade é do estilo, e Largura é do objeto.

Para customizar o Active3D pode-se configurar estas propriedades do estilo bastando criar um objeto para cada estilo e editar suas propriedades em 3D. Depois o objeto pode ser apagado que o estilo é mantido no arquivo. Nos objetos 3D, a categoria Geral contém propriedades do estilo, apesar de não mostrar o caractere : antes do nome.

Se desejar renomear os layers para uso em 3D primeiro proceda conforme explicado aqui. Depois altere as outras propriedades.

Após criar novos estilos ou modificar os existentes você pode adicionar estes estilos ao padrão do Active3D de modo que sejam importados automaticamente em novos projetos. Para salvar seus novos estilos dentro de um arquivo padrão ga3dStyles.dwg use o Gerenciador de Estilos (digite EST). Se teclar F1 na janela do Gerenciador de Estilos vai abrir a Ajuda do Active3D, aponte Exportar e Importar Estilos. A Ajuda do Active3D explica como proceder para exportar os estilos para dentro de outro arquivo, no caso o ga3dStyles.dwg.

Representação em 2D

Os objetos de arquitetura utilizam layer, cor, espessura e hachura para criar a representação em 2D. Seja do elemento cortado, em vista ou em projeção. Estes parâmetros aparecem na Palheta de Propriedades dentro da categoria Estilo para Vista 2D. Assim como o objeto em 3D, alguns parâmetros ficam gravados em cada ocorrência do objeto e outros parâmetros ficam gravados no estilo que o objeto usa. Para saber se um parâmetro pertence ao objeto ou ao estilo basta olha o primeiro caractere do nome da propriedade (parâmetro) na palheta. Se for o caractere : significa que é do estilo. Então :Visualizar 2D é do estilo, e Projeção 2D é do objeto.

Para customizar o Active3D pode-se configurar estas propriedades do estilo bastando criar um objeto para cada estilo e editar suas propriedades uma Vista2D de Planta e outra de Corte, pois cada Tipo de Vista 2D (Planta, Corte, …) tem seu conjunto de propriedade para representar em 2D. No final os objeto podem ser apagados pois o estilo é mantido no arquivo.

Após criar novos estilos ou modificar os existentes você pode adicionar estes estilos ao padrão do Active3D de modo que sejam importados automaticamente em novos projetos. Para salvar seus novos estilos dentro de um arquivo padrão ga3dStyles.dwg use o Gerenciador de Estilos (digite EST). Se teclar F1 na janela do Gerenciador de Estilos vai abrir a Ajuda do Active3D, aponte Exportar e Importar Estilos. A Ajuda do Active3D explica como proceder para exportar os estilos para dentro de outro arquivo, no caso o ga3dStyles.dwg. Se for outro arquivo, um template por exemplo,  o procedimento é semelhante.

Blocos 2D e 3D

A nova Palheta de Blocos usa uma pasta configurável para os Blocos e outra para os Conjuntos. Como palheta possui duas abas, uma para Blocos e outra para Conjuntos, você deve definir em cada aba a pasta desejada clicando no botão amarelo que está no canto superior esquerdo. Após definir as pastas feche o Active3D e abra novamente para ler o conteúdo das pastas. Mas, se as pastas estiverem vazias, use o botão ao lado para baixar os blocos e conjuntos do servidor da GBCAD para o seu computador.

As pastas de Blocos e Conjuntos pode ser pastas locais ou da rede, assim outros Active3D da rede local acessam os mesmos blocos e conjuntos.

Pasta de Configuração

Os arquivos de configuração do Active3D utilizam uma pasta chamada Active3D, dentro da pasta do usuário no AutoCAD/BricsCAD. Para saber onde está a pasta do usuário digite ROAMABLEROOTPREFIX na linha de comando.

Exemplo: C:UsersMeu NomeAppDataRoamingAutodeskAutoCAD 2018R22.0enuActive3D

Os arquivos tipo ini (parâmetros de configuração) desta pasta podem ser editados com o bloco de notas, mas com o Active3D fechado. Os novos parâmetros serão lidos na inicialização do Active3D. Em caso de erro, use a cópia que você fez antes de editar ou apague o arquivo para ser substituído pelo padrão do Active3D automaticamente.

Pasta de Configurações na rede

Se desejar usar outra pasta para configurações do Active3D, crie uma nova pasta local ou na rede, neste caso vários Active3D da mesma rede usarão as mesmas configurações. Depois crie uma variável de ambiente chamada ACTIVE3DCNF e digite o nome da nova pasta. Pronto.

Para criar variável de ambiente clique no botão do Windows e digite ambiente, depois escolha Editar variáveis de ambiente, aponte Variáveis de Ambiente, Novo e preencha.