Comandos de Visualização

O painel de Visualização na Ribbon concentra comandos de controle da tela e renderização, além de sempre permitir acesso aos layers sem precisar trocar de aba.

Comando Desliga desenho 2D em vport 3D. Neste comando você determina quais tipos objetos em 2D (linha, texto, cotas…) que deseja suprimir das viewports e que estão em modo 3D. Os objetos em 2D continuam existindo, mas não aparecem na tela, tornando a imagem mais limpa, rápida de manipular e mais fácil de trabalhar.

Comando Projeto/Render. Use este comando para configurar um conjunto de cores para os objetos em 3D com o objetivo de facilitar a visualização do projeto na tela. As cores originais dos objetos são mantidas. Um botão na barra de status troca o conjunto de cores de projeto e cores normais (render) dos objetos.

v3projetorender

A inserção de luzes para renderização ficou muito mais fácil com o comando para inserção de luzes tipo pontual e spot informando pontos dentro das Vistas 2D. O comando usa a cota do pavimento como referência e pede a altura do ponto de luz. A direção dos spots pode ser informada também na planta. Os pequenos ajustes restantes deverão ser feitos selecionando o ponto de luz em 3D.

v3ptoluz

O comando Configurar Render (setuprender) do Active3D versão 2 faz uma serie de ajustes automaticamente e liga o modo de visualização na viewport que mostra a iluminação conforme os pontos de luz e posição do sol. Porém para fins de projeto esta iluminação pode ser inconveniente. O painel Visualização contém um comando que liga e desliga este modo de iluminação na viewport.