A biblioteca de materiais do Active3D e do Arqui_3D foram atualizadas com novos materiais e nomes extensos mais descritivos. Está disponível a partir das versões:
Active3D 6.0.1
Arqui_3D 2022 r2

Solicite cotação

Recurso do Active3D versão 6

Solicite cotação de nova licença ou Upgrade, sem compromisso. Nós faremos contato em breve.
Solicite cotação

Material para Telas (alambrados) e Grades

Materiais representando telas e grades

A modelagem de telas e grades gera muita informação geométrica, que pode facilmente travar o computador sem necessidade. Então, a alternativa recomendada é aplicar um material que represente estes objetos.

Esta nova biblioteca inclui materiais que representam telas e grades, e quando aplicados nos objetos torna-os transparentes como um vidro, aparecendo somente as partes por onde passam os fios da tela ou a grade. Pode ser visualizado no Visual Style Realistic ou, qualquer outro modo que mostre os materiais.

Caso o objeto fique invisível, troque o Visual Style para Shaded ou Shaded Edges.

Materiais que usam Cor do Objeto

Mesmo material em objetos com cores diferentes

Alguns materiais não possuem cor própria e usam a cor do objeto ou do estilo do objeto (Active3D), onde o material foi aplicado, que poderá ser a cor do layer também. Portanto, a cor desses materiais podem variar de um objeto para outro, permitindo grande flexibilidade de uso, enquanto que outras características do material são mantidas como reflexo, transparência, brilho, e etc.

Os principais materiais que usam a cor do objeto são:

  • Materiais que iniciam com Acabamento…
  • Cerâmicas NxN
  • Forros
  • Gesso
  • Laminado
  • Plástico
  • PVC
  • Telhas

Usando os materiais no Active3D

Substituição dos Nomes Antigos

O Active3D modifica os nomes dos materiais antigos, quando o projeto é aberto na versão 6, pela primeira vez. Isto também acontece quando abre um projeto no Gerenciador de Estilos ou na inserção dentro projeto atual. Isto ocorre de modo transparente ao usuário e não é preciso acionar nenhum comando.

Por exemplo, o material GRAN CINZA é substituído por Granito Cinza.

Atualização dos Materiais

Caso desejar atualizar os materiais existentes em um projeto, basta acionar o comando MaterialImport.

Painel Visualização 3D, comando Importar Materiais

Os materiais novos serão inseridos e os existentes com o mesmo nome serão substituídos pelas novas definição de material.

Material para Telas (alambrados) e Grades

Esses materiais pode ser aplicados aos estilos dos objetos ou diretamente aos objetos nativos do AutoCAD. É importante que objeto seja de pouca espessura, pois o material é aplicado em todas as faces e quando a espessura passa de 1 cm começa a ser perceptível a diferença entre os dois lados do objeto. Recomendamos utilizar o objeto Revestimento com espessura de 1 ou 2 mm. Crie um estilo para a tela ou importe o Tela 5 x 15, do padrão do Active3D através de Gerenciador e Estilos.

Todos os materiais de tela ou grade usam a cor do objeto. Portanto, a cor da tela ou da grade será a mesma cor do objeto ou do estilo onde foi aplicado o material, que poderá ser a cor do layer também.

Usando os materiais no Arqui_3D

Atualização dos Materiais

Um novo projeto no Arqui_3D vem com todos os novos materiais. Caso desejar atualizar os materiais existentes em um projeto, basta acionar o comando MaterialImport do painel Visualização 3D. É o segundo item do botão de materiais, conforme a imagem abaixo.

Os materiais novos serão inseridos e os existentes com o mesmo nome serão substituídos pelas novas definições de material.

Aplicação de Materiais em 2 etapas

A imagem acima mostra o painel Visualização 3D, onde tem o botão de materiais com 3 comandos. O primeiro abre a Palheta de Materiais (MAT), onde você escolhe o material e arrasta sobre o objeto 3D do projeto.

Somente esse objeto fica com o material. Caso desejar passar o material para o layer, use o botão Mover Material para layer (MaterialLayer). Assim, todos objetos do mesmo layer recebem o material, desde que tenham a propriedade Material=ByLayer.

Material para Telas (alambrados) e Grades

Esses materiais pode ser aplicados aos objetos do AutoCAD. É importante que objeto seja de pouca espessura, pois o material é aplicado em todas as faces e quando a espessura passa de 1 cm começa a ser perceptível a diferença entre os dois lados do objeto. Recomendamos criar objetos 3DFace ou Polyline com thickness.

Todos os materiais de tela ou grade usam a cor do objeto. Portanto, a cor da tela ou da grade será a mesma cor do objeto ou do estilo onde foi aplicado o material, que poderá ser a cor do layer também.

Adicionar nas Bibliotecas do AutoCAD

O Active3D possui um arquivo no formato específico para ser incluído nas Bibliotecas de Materiais. O arquivo está em C:/Program Files/Active3D/Textures/Active3D.adsklib.

A palheta de materiais do AutoCAD permite adicionar outra biblioteca de materiais, além da Autodesk Library.

Abra a palheta de materiais (MAT) e clique no botão (1) para mostrar a biblioteca. A seguir clique no botão (2) e escolha Open Existing Library e encontre o arquivo indicado acima.

Agora basta escolher o material na biblioteca do Active3D e clicar na seta para cima para ser adicionado ao projeto.

O Arqui_3D também possui a mesma biblioteca no arquivo Arqui_3D.adsklib.