Conheça cada recursos já implementado ou em desenvolvimento

O primeiro release do Active3D versão 6 já está disponível e novos recursos serão lançados em breve, durante todo o ciclo de desenvolvimento dessa nova versão.

A previsão de duração da versão 6 é de dois anos a partir de 11/2021.

Novas licenças ou upgrades tem acesso a todas as futuras atualizações dentro da versão 6. Após este prazo as licenças continuam válidas porém sem acesso a novas atualizações.

Receba as novidades clicando nos canais de divulgação no topo desta página, ou consulte:
Histórico de Alterações

Veja mais detalhes abaixo ou Solicite Contato
Para atualizar leia as Instruções de Instalação e Atualização

Comprar Active3D

Os recursos já implementados estão indicados com ( √ )

Quantitativos e Exportação em BIM

Cada informação que você coloca no seu projeto precisa estar disponível para as empresas que trabalham no mesmo projeto e também para o seu contratante. Se sua empresa realiza todo o trabalho, também precisará desta informação para orçamentos e planejamento de obra em sistemas BIM. A versão 6 facilitará este processo desenvolvendo todas as funcionalidades abaixo em sintonia com os usuários.

Exportação das propriedades e quantitativos de objetos nos arquivos IFC. Todas as propriedades e medições de quantitativos (as mesmas existentes nas tabelas) são calculados e exportados para dentro do IFC.

Com toda esta informação, o seu projeto poderá ser usado para elaborar orçamentos precisos através de diversos softwares de orçamento (https://www.rubk.com.br/ por exemplo).

Ver mais.

Os Elementos Construtivos são códigos associados aos estilos e objetos do Active3D que definem materiais e insumos necessários. Estes códigos podem ser usados nas tabelas para agrupar, somar e ordenar itens do projeto, ou lidos por softwares de orçamento BIM.

O Gerenciador de Elementos Construtivos facilita a aplicação dos ECs nos estilos e objetos do Active3D escolhendo em lista conforme o seu cadastro.

Criação de novas propriedades nos estilos e objetos para armazenar dados que serão disponibilizados em tabelas ou exportados em BIM. Ex: Use para criar campos com códigos de fabricantes ou modelos.

Classificação de objetos do Active3D em objetos IFC para exportação. Ex: Crie um Volume com qualquer forma e classifique como um item elétrico ou um pré-moldado estrutural. Classifique um perfilado com uma tubulação específica.

Uma boa classificação permite que seu projeto seja entendido mais facilmente por pessoas ou softwares que vão trabalhar com os dados do IFC.

Somente as faces verticais sobre as linhas laterais da parede são consideradas.

Detalhamento em 2D

O objetivo destes novos recursos é facilitar a especificação do projeto 2D utilizando propriedades existentes nos objetos, evitando digitar a mesma informação mais de uma vez. Também inclui facilidades de controle das Vistas 2D.

Inserção de texto de especificação ou bloco com atributos que mostram propriedades dos objetos do Active3D, dos estilos, ou dos pavimentos.

Bastará escolher um bloco, depois selecionar o objeto fonte da informação e definir quais propriedades deseja colocar nos atributos. Os valores obtidos são atualizados automaticamente.

Melhorias gerais em detalhamento 2D como indicação dos pavimentos, dos cortes e dos ambientes.

Controle da distância de representar os objetos em projeção, permitir também somente no pavimento abaixo, ou por Vista2D.

Novo controle de visualização de tipos de objetos na própria vistas2D ao invés de ser no estilo do objeto. Será mais fácil desligar paredes, esquadrias e revestimento para uma planta de vigas, por exemplo.
Geração facilitada de quatro Vistas 2D internas de um determinado ambiente. As Vistas 2D podem ser usadas para representar alturas, revestimentos, pontos elétricos e hidráulicos.
Geração de viewport no Paper Space visualizando o modelo 3D conforme Vista 2D de corte ou planta. Assim a viewport poderá ser impressa em modo Realistic ou renderizada.
Somente as faces verticais sobre as linhas laterais da parede são consideradas.

Blocos 3D e 2D

Nesta nova versão do Active3D os blocos em 2D e 3D serão controlados  e representados de forma mais eficiente.

A biblioteca de materiais do Active3D foi atualizada com novos materiais e nomes extensos mais descritivos. Os nomes são alterados automaticamente nos projetos existentes. Também foram adicionados materiais para representar telas e grades, que podem ser aplicados em Revestimentos.

Ver mais

Será desenvolvido um novo tipo de objeto do Active3D que agrupará o bloco em 3D e 2D, exibindo o bloco 3D em uma viewport 3D e o bloco correspondente em 2D nas plantas baixas, caso esteja visível conforme o plano de corte da Vista 2D.

Não será preciso usar a atual associação de bloco 3D e 2D. O objeto será criado automaticamente na inserção de qualquer bloco usando a Palheta de Blocos, portanto seus próprios blocos podem ser utilizados também.

Estes objetos em 3D e 2D terão as mesmas propriedades e poderão receber novas, assim como classificação para exportação IFC. Os objetos poderão ser contabilizados e suas propriedades aparecerem em tabelas.
A Palheta de Blocos será aprimorada com busca por nome e controle do tamanho da imagem.

Novos conjuntos prontos para inserção nos projetos, e agora insere os objetos no pavimento atual. Pergolados, decks, pele de vidro,  piso modular, fechamento vertical com telha entre outros.

Ver mais

Somente as faces verticais sobre as linhas laterais da parede são consideradas.

Navegador e Tabelas

Muitas melhorias podem ser implementadas no Navegador e nas Tabelas do Active3D. Selecionamos as mais importantes para esta versão.

Os filtros de visualização do Navegador permite controlar quais objetos devem aparecer na palheta, reduzindo a quantidade de itens e facilitando todas as operações que podem ser realizadas com os objetos.

Basta clicar na busca e digitar o tipo de objeto, estilo, pavimento, id ou Elemento Construtivo.

Facilidades para isolar itens selecionados no navegador desligando na tela todos os outros objetos. Com restauração da visualização anterior.

Consiste em identificar dentro do navegador os objetos selecionados na tela.
Novos métodos de seleção e remoção de objetos nas Tabelas.
Seleção por Elemento Construtivo e ID.
Seleção de blocos/objetos contidos em poligonal de área em 2D ou 3D.
Definição de objetos a remover das seleções anteriores.
Ao clicar em uma linha da tabela, o Active3D mostra na tela o objeto selecionado na linha ou os objetos do mesmo agrupamento/soma.
Somente as faces verticais sobre as linhas laterais da parede são consideradas.

Modelagem 3D

Recursos diversos solicitados pelos usuários para agilizar a modelagem 3D e aumentar a qualidade dos seus projetos.

Coberturas com tesouras, treliças e cavaletes.
Madeiramento permite a livre alteração das terças e pode ser explodido, gerando vigas.
Decks e pergolados feitos com madeiramento na horizontal.

Escadas representadas em 2D pela linha da base do degrau, sem trespasse.
Numeração de degraus automática em planta baixa.
Ajuste inferior e superior de paredes e vigas com escadas e rampas.
Novos tipos de componentes de esquadrias.
Espessura da esquadria por objeto e não por estilo, dependente da parede ou não.
Paredes e vigas com cota inicial e final diferentes.
Ajuste inferior e superior de paredes e vigas com escadas e rampas.
Arremate de Vigas assim como nas paredes.
Vigas individuais conectadas em borda de laje ao invés de perfilado representando viga. Assim cada viga poderá ter dimensões diferentes.
Melhorias na criação de revestimentos em paredes.

Piso criado automaticamente sobre terreno em três opções:
– Por área definida no plano.
– Sobre trajeto por eixo + largura.
– Dentro de duas poligonais laterais abertas.

Piso ou laje irregular definido por quatro linhas em 3D. Ex: piso da calçada até garagem.

Perfis longitudinais e transversais do terreno representados na Vista 2D.

Piso criado automaticamente sobre terreno em três opções:
– Por área definida no plano.
– Sobre trajeto por eixo + largura.
– Dentro de duas poligonais laterais abertas.

Somente as faces verticais sobre as linhas laterais da parede são consideradas.

Como instalar ou atualizar a versão 6

  • Os usuários que possuem licença de Active3D versão 6 podem baixar e instalar sem custo as atualizações do Active3D para AutoCAD e BricsCAD.
  • São dois instaladores: para AutoCAD e BricsCAD.
  • Basta fazer download do instalador correspondente e instalar ou reinstalar sobre o anterior.
  • Não precisa terminar a licença existente.
  • Não precisa desinstalar o Active3D existente.
  • O Active3D para AutoCAD e BricsCAD podem coexistir no mesmo computador sem problemas. Cada um deles terá um atalho na Área de Trabalho.
Downloads

Dados e Links

Solicite Contato de uma Revenda